quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mausoléu Agostinho Neto - Centro Cultural

Presença constante na cidade e em construção à alguns anos o imponente Mausoléu Agostinho Neto, onde funcionará também um Centro Cultural.

António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de Setembro de 1922 — Moscou, 10 de Setembro de 1979) foi um médico angolano, formado na Universidade de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prêmio Lênin da Paz".

Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa ou Guerra do Ultramar como também é conhecida. Foi preso pela PIDE e deportado para o Tarrafal, sendo-lhe fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Presidente de 1975 a 1979 e foi substituído por José Eduardo dos Santos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assasino e antidemocrático.Só foi presidente graças a traidores portugueses,nunca teve protagonismo na guerra.

TRE disse...

Abstenho-me de comentar devido não só a algum desconhecimento, que exigiria um estudo profundo da história do país, de qualquer maneira penso não ser o espaço para o fazer.

Agradeço que manifeste as suas provocações num espaço seu.

Só é bem-vindo quem vem por bem.

Anónimo disse...

MALUCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO SEM RESPEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO