terça-feira, 29 de janeiro de 2008

IMG's




Bora até Cabo Ledo






Acordar cedinho "07h00 Angolanas / 08h00 Portuguesas" 1 hora de transito para fazer Luanda pelo Samba até Belas que são +- 10km, depois + 60km em estrada boa até ao destino. A transformação na paisagem é interessante, tão depressa existe uma imensidão de musseques (bairros de lata) como de repente toda essa confusão acaba e surge o campo até perder de vista sempre ladeado pelo mar. Fantástico, algo marcante, vi o meu primeiro imbondeiro (árvore típica), olha outro e outro e mais um, olha este tão grande... a princípio a paisagem é parecida com a alentejana em determinadas alturas do ano, basta trocar os sobreiros por imbondeiros.
As estradas são óptimas, existe mesmo uma bonita ponte do Eng. Edgar Cardoso sobre o rio Kuanza, logo a seguir à ponte numa pequena floresta a ladear a estrada e vi os meus primeiros macacos em estado selvagem e logo depois os primeiros resquícios de guerra, um tanque destruído. A paisagem começa a mudar a terra fica mais vermelha com mais imbondeiros uns cactos altíssimos, natureza e mais natureza.

Tcharammmm lindo, onde estamos, xiiiiiii, bonito isto...!
Diz a cicerone: Miradouro da Lua

Vermelhos, barros, verdes e azuis, paisagem lunar, lindo, lindo...sessão fotográfica, deslumbramento e siga...

Um pouco mais à frente num aglomerado de pequenas construções, uma banca de rua e uma nova descoberta, uns frutos amarelos de nome "Maboq" casca dura, um misto de maracujá com outra coisa qualquer que não sei bem o quê é, ácido quanto baste mas saboroso, com pevides enormes.
A viagem continua até ao momento em que, tem que se sair da estrada, surge uma picada, um pequeno rail TT, nada que o Kia Sportage, apesar de novinho em folha, não aguente, no contacto com a natureza aparecem uns aglomerados de palhotas de colmo como os livros do National Geographic e de Geografia mostravam, as pessoas com um ar muito primitivo apesar das roupas e de algumas televisões na rua, mas o modo de vida, os hábitos e as tradições continuam paradas no tempo, a forma de construção, os animais para garantir a subsistência, a seca do peixe.

Chegámos a Cabo Ledo, pequeno resort com umas casinhas muito simpáticas com um restaurante/esplanada juntinho à água com espreguiçadeiras e palmeiras muitas palmeiras, caipirinhas, mais caipirinhas, mergulho em águas quentinhas e hora de almoço, ementa camarão e peixinho (pungo) acabadinho de pescar, já tinha dito caipirinhas, pronto, ok já tinha... passeio na praia para esmoer, soneca, caipi...
Hora de voltar, tentar comprar lagostas aos pescadores, mas já era tarde e já não havia, quando o quilo é a 4 ou 5 dollars esgotam rápido. Chegar às portas de Luanda, transito e mais transito, ver o pôr do sol dentro do carro, Ups polícia, pá outra vez, porr*** quem tem dinheiro para gasosa?

Lá lá lá Senhor Condutori documento bláblá blá não tem papeli da empresa para conduzire esti carro blá blá .... conclusão o condutor não era a pessoa habilitada para conduzir aquele carro, cá do banco de trás, tentativa de tanga, epá o carro é meu, mas magoei o pé não posso conduzir o meu namorado é que teve que conduzir desculpe lá e tal e coiso.... e não é que... Senhor condutorii disculpa aceite podi seguire viagem e já agora aconselho o uso do sinto de sigurança (cá não é obrigatório). Fantástico e sem gasosa. O dia correu mesmo bem.
Mais um pouco, duchezinho, creme hidratante, jantarinho, xixi cama porque amanhã o dia vai ser duro, vamos passear de barco o dia todo, fazer desportos náuticos e beber e fazer praia na ilha do Mussulo. Dureza mesmo.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sabado em CABO LEDO

Cuba, Brasil, México, Tailândia..... meus amigos, ANGOLA...

agora tenho muito que fazer, já continuo, é um teaser para aguçar o apetite de leitura.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Xiiiiii patrão o MIAMI BEACH CLUB rules.....

Foto do MIAMI BEACH durante o dia


Não tão bem a ver, imaginem uma esplanada de praia igual à do Vale do Lobo, decoração fantástica, espreguiçadeiras de verga na areia e tochas e candeeiros de petróleo, uma imensidão de gente, um palco gigante e um concerto patrocinado pela Super Bock... é do mais cosmopolita que possam imaginar, gente bonita de todas as nacionalidades, um mix espantoso, toda a gente bem vestida com o top das grandes montras americanas e europeias, como diz a malta aqui "o angolano grifa muito..." ou seja grifar é estar "in fashion".
Quanto a preços, 2000 kuanzas dão para 4 bebidas brancas até nem é caro o problema é que mal pegas no copo aquilo que devia ser uma caipirinha passa a ser chá de limão, o calor é tanto que mesmo estando ao ar livre durante a noite a pele queima.
Espalhei algum brilho, fiz alguns contactos, reina o bom humor e a boa disposição.... mas mal sais porta fora absorves de rajada a realidade... o não conseguires tirar o carro porque um gajo com um Hummer parou a tapar 3 ou 4 carros, os pseudo arrumadores a sacarem gasosa, o caos, enfim nada de mais e que te faça esquecer um belo momento.
Gostei muito, vou repetir estas saídas de campo, em trabalho.

A MAQUINA


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Música na cidade» esta noite no Miami Beach

Esta noite de quinta-feira, pelas 21.30h, a Ilha de Luanda vai inaugurar o projecto “Música na Cidade”, um evento cultural de periodicidade anual que, segundo a gestão do “Miami Beach, se pretende continuado e referencial nos festejos da cidade de Luanda. O diálogo entre a música e a poesia do mar promete.


Eu vou lá estar e beber umas águas tónicas, desde que disseram que o quinino repele o mosquito não bebo outra coisa, hoje vou beber com gin.

E não é que os bafana bafana conseguiram empatar...!

Futebol/CAN: Angola na estaca `zero´ após primeira ronda do grupo D

O empate na estreia frente a África do Sul, quarta-feira, em Tamale, coloca a selecção de Angola numa condição de maior pressão para atingir o objectivo traçado que é a passagem inédita à fase seguinte do Campeonato Africano das Nações em Futebol que decorre no Ghana.

+ IMG's





IMG's




O SPOT




quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O GERADOR


Hoje aconteceu o que pelos vistos vai acontecer mais vezes, FALTOU A LUZ, pronto para dizer a verdade se fosse em Portugal era complicado mas aqui basta carregar num botão e ligar um gerador. O senão é que aquela coisa monstruosa faz imenso barulho, não é um daqueles motorzitos de rega que vemos nas feiras, é em grande, maior que um motor de camião, agora se faz barulho um, imaginem uma cidade inteira a funcionar temporariamente a geradores, não há casa que não tenha, é uma verdadeira orquestra sinfónica, com apontamentos de buzinas, muitas buzinas devido à anarquia do transito. Bem realmente o que interessa é que tudo funciona minutos depois e lá conseguimos continuar a laborar.

CAN 2008

Para os aficionados de bola é altura para estarem atentos, começou ontem a CAN 2008 (é igual ao nosso Europeu) as diversas nações Africanas vão disputar esta grandiosa competição com as estrelas dos grandes clubes Europeus a representarem as suas selecções. Eu já ando a ver se encontro uma camisola da selecção Angolana de preferência com o nome do Zé Calanga ou do Manucho, isto porque o Mantorras não foi seleccionado. Caso para dizer. Deixa jogar o Mantorras!

Florzinha de Estufa

Tou constipado, isto de ter ar condicionado em todo o lado é bom mas ao mesmo tempo pouco saudável, mal se pisa a rua é um bafo que não se pode, as temperaturas aproximam-se dos 35º com humidade altíssima, com clima tropical esta seria altura de grandes chuvadas mas nem velas, como é pico de verão os miúdos estão em férias grandes. Engraçado é que mesmo assim com estas temperaturas os charcos de lodo e águas paradas dos esgotos na rua não secam, mas libertam os aromas que nos acompanham no dia a dia.

A Instituição GASOSA

A instituição GASOSA. Primeira volta de carro, primeira gasosa, ou seja, aqui quando a malta faz merd** no trânsito ou mesmo quando não faz, tem que descontar para a instituição gasosa. Eu ia ao lado e era a minha colega que conduzia.

A abordagem é a seguinte:

Agente: - Disculpe com todo o rispeito e considração vou ter qui lhe pidire os docmento da viatura e de si meismo.

Condutora: - Concerteza Senhor Agente.

Agente: - Senhorita sabi porqui foi mandada parari?

Condutora: - Não Senhor Agente.

Agente: - É que o Senhorita não podi virar à esquerda.

Condutora: - Mas Senhor Agente, eu não tou a virar para lado nenhum, isto não é uma rotunda?

Agente: - É o que parece, mas na realidadi tem um sinal ali qui diz qui não.

Condutora: - Mas qual sinal, não tá lá sinal nenhum, isto é uma rotunda em qualquer parte do mundo. E ainda por cima é a 1ª vez que conduzo em Luanda, isto de facto é tudo muito novo para mim.

Agente: - É a primera veiz qui a Senhorita conduz em Luanda, pronto eu vou lhi perdoar uma coima de 6280 kuanzaz, porqui a policia não podi ser ranhosa e tem o dever de integrare os condutoris e teri uma atitude pouco agressiva, mais vou teri qui ficar com a sua carta.

Condutora: - Mas vai ficar com a minha carta como? Não disse que ia perdoar uma multa? Como é que vamos resolver isto? Já sei, vou dar um incentivo ao Senhor Agente, tenho aqui 2000 Kuanzas, acha que resolve a situação assim?

Agente: - Sinhora condutora pari de acenari com as notas dobri e me dê novamente com os docomento.

Condutora: - Ainda bem que tudo se resolveu a bem. Muito bom dia.

Agente: - Espero que a Sinhora condutora tenha um resto di boa viagem, sem precauço. Bom dia, sim.


E lá continuámos viagem, giro, giro é que parámos nos semáforos na rua a seguir onde havia outro polícia, como estava vermelho nós como bons condutores e devido à ensaboadela anterior ficámos paradinhos, ao nosso lado e pela berma passaram 3 carros mesmo em frente às barbas do polícia e ele impávido e sereno, tava a ver a hora que o caramelo batia no vidro para "pedire os documento".

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O 1º ASSALTO

Estava a malta na praia da ilha a apanhar um solzinho na bela esplanada do Café del Mar, quando "tcharammmm" onde está o saco vermelho???? onde está a merda do saco vermelho??? dasssss onde está o s........?

Vem um minino

- Padrinho, padrinho, vi o gatuno correr para aquele lado.
- Então vai ver dele que a malta paga-te uma gasosa.

30 segundos depois aparecem 5 mininos cheios de orgulho pq tinham apanhado o ladrão... treta ... demos 10 dollars aos galifões eles ainda tentaram meter a mão a mais umas notas, nada que um berro e um ligeiro pontapé não os impedisse... conclusão, o telemóvel angolano desapareceu, mas os documentos apareceram... ao menos isso.

Nota nem o saco vermelho era meu nem o telemóvel mas eram os 10 dollars....eh eh he... lá tenho que comer menos uma caixa de chiclets.

O saquinho vermelho na pontinha da toalha, estava a pedir para darem uma volta com ele.

Beijinhos e Abracinhos

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A TRENETI

Aqui a internet é á velocidade estonteante da luz da vela. daí não dar para estar muito na net nem fazer grandes actualizações no blog. Foi apenas um aparte.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Hoje vai ser dia de lazer

Vou dar um giro ver o que se passa, depois conto tudo prometo... quero mesmo sacar umas fotos mas já estou em alerta máximo, isto porque maquina fotográfica só mesmo dentro do carro com os vidros fechados. Circular de carro só com ar condicionado e não é só pelo conforto mas tb por uma questão de segurança, vidrinhos fechados e portas trancadas. Tenho a acrescentar que mesmo assim metade dos filmes que me contaram em Portugal não se verificam.

Andebol/CAN: Angola conquista nono título e apura-se aos Jogos Olímpicos


Bem tenho mesmo que comprar uma camisola da selecção para ir para a festa, ele foi buzinas, tiros para o ar e festa da rija, nada que não aconteça em Portugal quando o Benfica ganha um campeonato.

A selecção nacional sénior feminina de andebol reconfirmou quinta-feira a hegemonia da modalidade em África ao vencer na final, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, a Cote d`Ivoire, por 39-27, e garantiu o apuramento aos Jogos Olímpicos de Pequim em Setembro deste ano.

As angolanas, que venciam ao intervalo as ivoirienses por 18-13, asseguraram o nono troféu das Nações e sexto consecutivo. Foi a única equipa invicta na competição feminina e, com a Cidadela lotada, tornou fácil o que parecia difícil, ao vencer tranquilamente a formação visitante.

Com o triunfo desta noite histórica, em que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi distinguido pela Confederação Africana de Andebol com medalha de mérito pelo seu contributo ao desporto, as comandadas de Jerónimo Neto conseguiram brindar o povo com o primeiro título ganho em casa.

Antes do jogo mais aguardado do dia, Egipto e Tunísia disputaram a final masculina, ganha pelos faraós, por 27-25, numa partida marcada pelo equilíbrio entre as duas selecções.

Em função destes resultados, angolanas e egípcios "carimbaram" o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim2008, além da presença garantida no Mundial da Croácia.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008



O Tre Spot...

TRE ANGOLANDO

Kándando pra vocês

mil desculpas pela demora a dar notícias mas só tive net hoje depois de diversas promessas adiadas por partes dos tecnicos angolanos. Tive um "desconseguimento" (expressão angolana para contratempo).

No local de trabalho estou muito bem instalado que é na tal casa das Ingombotas, a casa é muito gira e bem decorada com coisas made by Ikea, a nível de material informático também é tudo fantastico como nunca tive em Portugal. Estou com imenso trabalho já tenho trabalho na rua e a receptividade tem sido muito boa bem como o ambiente que se vive no local de trabalho e em todo o lado.

Quanto à casa de habitação é no Bairro Azul que é um bom bairro dentro do que à em Luanda e fica a 4km aqui da work, demoro cerca de 10 15 minutos de carro e 20 25 minutos a pé, a casa é uma moradia com umas arcadas é engraçada a mobília não prima pelo bom gosto mas tem tudo o que interessa, moro com um dos meus colegas de trabalho e com mais 2 funcionários do grupo um brasileiro que é fã das patuscadas e tem boa mão para o tempero e outro que é de Braga mas que estudou na Covilhã UBI, conhecemos muita gente em comum, vive ainda a mulher e o filho de 21 meses que são "neguinhos". Aqui até nas casa de banho existe A/C, a nossa casa tem alguns 15 aparelhos, dominam claramente a paisagem.

Vou sempre a almoçar a uma casa a empresa que é em frente do job à noite janto em casa. A comida em todo o lado é optima tipicamente portuguesa e bem confeccionada, a limpeza da casa é que podia ser mais caprixada mas com o tempo vai lá. Fora de casa é tudo a um preço astronómico no domingo por duas pizzas mediazitas pagámos o equivalente a +-40 euros. Como só no domingo é que não tenho cozinheira não tou muito preocupado e o que tá lá em casa no frigo é de grates....

O meu carro é um jipito SUZUKY JYMNI com A/C claro, são os Smart's cá do sítio. Quanto a lazer como acordo às 07h e saio quando calha ainda não deu para ver grande coisa, mas no fds já vou à ilha e ao mussulo ver o que se passa por lá.

Em breve estaremos de novo juntos, pois irei a Portugal picar o ponto em fevereiro ou inicio de março

Beijinhos e abraços

ps: vou fazer uma reportagem fotografica para melhor ilustrar a minha vida cá.