sábado, 19 de janeiro de 2008

Andebol/CAN: Angola conquista nono título e apura-se aos Jogos Olímpicos


Bem tenho mesmo que comprar uma camisola da selecção para ir para a festa, ele foi buzinas, tiros para o ar e festa da rija, nada que não aconteça em Portugal quando o Benfica ganha um campeonato.

A selecção nacional sénior feminina de andebol reconfirmou quinta-feira a hegemonia da modalidade em África ao vencer na final, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, a Cote d`Ivoire, por 39-27, e garantiu o apuramento aos Jogos Olímpicos de Pequim em Setembro deste ano.

As angolanas, que venciam ao intervalo as ivoirienses por 18-13, asseguraram o nono troféu das Nações e sexto consecutivo. Foi a única equipa invicta na competição feminina e, com a Cidadela lotada, tornou fácil o que parecia difícil, ao vencer tranquilamente a formação visitante.

Com o triunfo desta noite histórica, em que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi distinguido pela Confederação Africana de Andebol com medalha de mérito pelo seu contributo ao desporto, as comandadas de Jerónimo Neto conseguiram brindar o povo com o primeiro título ganho em casa.

Antes do jogo mais aguardado do dia, Egipto e Tunísia disputaram a final masculina, ganha pelos faraós, por 27-25, numa partida marcada pelo equilíbrio entre as duas selecções.

Em função destes resultados, angolanas e egípcios "carimbaram" o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim2008, além da presença garantida no Mundial da Croácia.

Sem comentários: