terça-feira, 11 de março de 2008

Fogo Negro

Meu acto de fé…
No kapussoka: a travessia.
Meu destino: muxima ué.
Nunca eu ouvia
A canção da kianda ao anoitecer
(Mambos por resolver),
Até me arrancares
Do peito esse maboque
E me curares
Com o teu toque.
Meu milongo ardente…
Minha boca fica aberta, abuamada.
Tuas pálpebras acenam, lentamente.
Boca aberta… boca calada,
Pois teus olhos falam mais alto.
Meu sobressalto…
Ondalu negro. Veludo,
Semba, magia esquecida.
Porque hoje me deixas mudo
Dás-me a voz ontem perdida.
Minha vida…
Preta…Ngueta…Nosso dilema.
Que as barreiras se desfaçam
Quando as nossas línguas se abraçam
Num beijo ou num poema.

Jeitos e trejeitos da língua Kimbundu:

Kapussoka – Barco que faz a travessia de Luanda para o Mussulo
Muxima ué – Teu coração
Kianda – Sereia
Mambos – Assuntos
Maboque – Fruto ácido
Milongo – Remédio
Abuamada – Espantada
Ondalu – Fogo
Semba – Uma dança
Ngueta – Pessoa de raça branca

Por TheVlad - www.escritacriativa.com

Sem comentários: