domingo, 25 de janeiro de 2009

433º aniversário de Luanda


Luanda comemora hoje o seu 433º aniversário desde que ascendeu à categoria de cidade em 1575. É a maior cidade e capital de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004).

Fundada em 1575 pelo explorador português Paulo Dias de Novais, com o nome de São Paulo da Assunção de Loanda. Em 1618, foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra, tendo mais tarde, em 1634, sido construída a Fortaleza de São Miguel.

A cidade é o centro administrativo de Angola desde 1627, excepto no período 1641-1648 quando ficou sob o domínio dos holandeses, sendo recuperada para o domínio de Portugal por Salvador Correia de Sá.

Luanda chegou a ser um importante centro do tráfego de escravos para o Brasil. Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu à cidade de água, anteriormente escassa, abrindo caminho para o grande crescimento de Luanda. Em 1872, Luanda era considerada a “Paris de África”.

A capital angolana situa-se numa região semi-árida e árida do litoral, de clima tropical quente e seco, com uma estação chuvosa de seis meses mas com pouca precipitação. A estação seca ou de cacimbo é bastante curta, sendo os meses de Julho e Agosto os mais frios do ano.

Luanda, com uma superfície de 2.417,78 km2, situa-se no litoral de Angola e é composta pelos municípios da Ingombota, Maianga, Rangel, Sambizanga, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Samba, Cacuaco e Viana.

Como não podia deixar de ser, um feriado é para se aproveitar, embora tenha sido a um domingo, fui apanhar um escaldão à praia dos surfistas em Cabo Ledo. Um dia de sol tórrido, muito show de bola na areia e um final de tarde de sofá no relax. Ai!!! Mais uma segunda-feira de labuta, está aí a chegar...!

1 comentário:

Bruno disse...

Pois é Nuno, eu apanhei um valente escaldão na Ilha...O Sol estava mesmo forte no dia da cidade.