quarta-feira, 4 de junho de 2008

Guinness Records





Aqueles que em jeito de brincadeira re-baptizaram Luanda com o nome de Nuanda, têm agora toda a razão. É que isto não anda mesmo!!!

Hoje para fazer uns míseros 4km demorei só 2 horas, a sério só pode ter sido recorde, digno de entrar lá no livrinho.

Diz-se que os grandes culpados de tamanha confusão no trânsito são os taxis, vulgo candongueiros, as autoridades de Luanda pretendem acabar com a circulação dos candongueiros no centro da cidade e trocá-los por uma frota de autocarros. Penso que será um duro golpe para todos os que, como eu, se habituaram a olhar aqueles populares taxis colectivos, cuja lotação vi tantas vezes ser esticada dos formais nove para mais de vinte passageiros, como um dos mais fortes e genuínos ícones desta terra.

Acredito que a retirada destas geralmente encarquilhadas carrinhas listadas de azul e branco, que se diz representarem 50% da frota automóvel local, venha a tornar a circulação no centro de Luanda bem mais fluente. Mas também, seguramente, muito mais chata.

Como vou conseguir viver aqui sem eles, sem essa contínua emoção de sinuosos desvios de rota, sem a surpresa da condução, dos cotovelos na janela do condutor e de cabeças a arejar em todas as outras janelas, o espectáculo dos coloridos bonés rasta e dos fumarentos roncos dos motores movidos a Kizomba e Kuduro.

Resta acrescentar que a Toyota Hiace é sem dúvida o melhor e mais resistente carro do mundo.

Como podem elas aguentar tanto?


1 comentário:

Sara Lambelho disse...

O nosso Fé tem muito para contar sobre as Hiace ... para ele 'Ramona'.

:)