segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SOREA - A primeira falta a vermelho.

E perguntam vocês o que raio é SOREA?
SOREA - Solar Residência dos Estudantes Açorianos em Coimbra.

Pois é, nos idos de 1995/2000 fui estudante na bela cidade de Coimbra, foi lá que fiz a minha formação académica e de vida... ahhhhh a saudade da cidade dos estudantes...
Parte do período que lá vivi tive a honra de ser membro de uma casa comunitária que à semelhança de outras 28 tem um estatuto especial e um significado muito próprio no meio estudantil, ou seja, a Republica dos Açorianos. Na altura que entrei como elemento de casa partilhava-a com mais 12 pessoas, apesar do nome apenas um era Açoriano, os restantes eram da Madeira, Beira Interior, Algarve e Lisboa.

As repúblicas são residências de estudantes, foram criadas pelo diploma régio de 1309 de D. Dinis, que ordenava a construção de casas na zona de Almedina destinadas a estudantes, mediante o pagamento de uma renda. O valor desta, seria definido por uma comissão nomeada pelo rei e constituída por estudantes e por «homens bons» da cidade.

O primeiro contacto com uma república é marcado pela ideia de comunidade, as casas são geridas pelos próprios estudantes residentes que, democraticamente, decidem as suas questões por unanimidade.

Todas as republicas fazem uma festa anual "O Centenário" organizada pelos membros que lá vivem em honra dos "antigos", o jantar normalmente com um carácter privado é servido pelos membros mais novos da casa, a antigos, a amigos da casa e representantes das outras Republicas (+- 100 pessoas), depois do repasto e dos discursos abrem-se então as portas à comunidade em geral com muita cerveja, sangria e feijoada até ao amanhecer, tudo degratis. É a verdadeira loucura descontrolada, por vezes fui camisola amarela, outras subi ao pódio, mas acreditem não era uma luta fácil, a disputa era sempre muito grande e aguerrida.

Ficam os "nomes" de alguns elementos de casa com quem privei: GB, Tchams, Tó, Galito, Joka, Doutor, Senhor, Madeirinha, River, Joe, Pestana, Jardim, Menune... uns foram acabando os seus cursos, outros vieram depois... Fé, Mini, Krusty, Maria, XicXico... não me podia esquecer da mascote da casa o canito Ghandi/Nharexxxx.

Apesar de já ter saído de Coimbra à 7 anos nunca deixei de marcar presença neste evento, envio a todos um forte abraço, não marquei presença física este ano mas podem ter a certeza que festejei em proporção.


http://acorianos.blogspot.com/
http://www1.ci.uc.pt/sorea/

3 comentários:

Sara Lambelho disse...

Bolas, até eu já recordei cerca de variadíssimas fotografias dos anos em que estive presente ...

São muitas barra imensas as saudades dos almoços no Mimo (ai aquelas 'parabólicas'!); dos lanches no Avenida, e da boa disposição do Irmão; daquelas tardes de ressaca na sala a ver o Armagedon; do ritual dos almoços e jantares (HÁ PAAAAALHA!); de subir e descer aquela escadaria milhentas vezes por dia; de alugar filmes no 'sssenhor Amílcarsss'; da hora da feijoada (para mim, dos momentos mais altos da noite na cozinha) com o Tchams a cavacar com o Rodrigueeee ou Teixeira; do belo do ritual de ter de esperar pela água quente para tomar banho ... e bastantes mais coisas e momentos.

Sem dúvida que está tudo bem guardadinho no cantinho das minhas excelentes recordações.

Beijoca muito grande Tre!

TRE disse...

Zarita Zarita, a feiju turbo era mesmo qq coisa, não me quero vangloriar mas quem tinha melhor mão para o tempero turbo era euzinho. Tanta dor de barriga eu tive de tanto rir dentro daquela cozinha. Reconheço que D. Sara lutou de igual para igual nos prémios de montanha, demonstrando muita capacidade atlética e espírito de luta, enfrentando as mais diversas adversidades. Foi certamente essa experiência que fez de ti uma excelente "Aeromoça", com a cabeça no ar, a voar bem perto da lua.

Feijokas

Sara Lambelho disse...

Tão lindo ... saudadecas, Fã!