
Cacimbo é o nome dado em Angola à estação "seca" (sem chuvas) que decorre de Maio a Agosto, neste período ocorrem com frequência névoas intensas, também chamadas de cacimbo, que dá o nome à estação. Apesar de bastante húmida é chamada de estação seca por oposição à estação das chuvas que é na realidade o verão, com temperaturas mais altas mas com fortes chuvadas, que ocorrem de Setembro a Abril.
Aqui em Luanda as temperaturas baixaram de facto alguma coisa, deixámos de ter os tórridos 30º - 35º para os 25º - 30º, mais para o sul e para o interior as temperaturas já baixam bastante (10º - 15º) e já fazem da estação aquilo a que estamos habituados na Europa, apesar de os meses em que acontecem, serem completamente diferentes.
Curioso também é o facto de em Luanda e apesar dos 26º - 27º as praias estarem bem mais vazias, só os estrangeiros é que lá vão, fazem lembrar os bifes no Algarve sempre de manga curta e a torrar na espreguiçadeira, é comum ver os locais de gorro e kispo, nomeadamente os seguranças dos bares de praia, é deveras caricato e logo ao lado uma bela fresca de bikini.
Aqui um dos nossos seguranças está a faltar ao trabalho há uma semana devido a uma gripe, no início até me deixei rir, porque ele vira-se para mim e diz:
- Sr. Tre (claro que não me chama assim), agora já está muito frio, até ando constipado.
- Ohhh Artur, tás a brincar eu tou aqui de calção e xanato e tu tás de blusão, não percebo como podes ter frio.
- Mas é verdade, aqui a época do cacimbo é igual ao vosso inverno rigoroso.
- Ai é? E então que temperaturas têm normalmente.
- Sr. Tre algumas vezes chegamos a ter 18º!
- Ok Artur, vou arrumar já a questão, queres ver como? No dia em que saí de Portugal, caiu o maior nevão deste ano na Serra da Estrela, as estradas fecham devido à neve e as temperaturas são abaixo de 0º.
Fim de conversa ...
Coitado do Artur, estava mesmo constipado. As melhoras e como está fresquinho, agasalha-te...!
Sem comentários:
Enviar um comentário