domingo, 31 de janeiro de 2010

CAN Angola 2010







O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, apontou hoje a CAN 2010 como uma realização dos angolanos que “muitos duvidavam” ser possível, poucos anos depois do fim de décadas de conflito armado. O CAN Angola 2010 superou todas as expectativas, quem tivesse dúvidas na organização da prova em Angola viu-se rendido pelas excelentes condições apresentadas pelo comissão organizadora.

Em apenas 10 anos de paz, e ainda a viver um processo de reconstrução nacional, o governo angolano procurou na organização do CAN2010 uma forma de transmitir ao mundo a simpatia, alegria e civismo do povo angolano. Foi o culminar de todo um processo de desenvolvimento que Angola tem vindo a demonstrar nos últimos anos.

Estádios, hotéis, auto-estradas e aeroportos foram alguns dos ganhos que o CAN2010 trouxe ao país.

O ataque das milícias da FLEC à comitiva não passou despercebido entre os elogios, onde todos os intervenientes criticaram veemente o atentado, que fez duas vítimas mortais na delegação Togolesa e que ditou o afastamento prematuro dos Gaviões.
"Chegou o grande dia. Uma ponta de amargura por os Palancas Negras não terem chegado à final do CAN2010". A par da tristeza de ver chegar ao fim a mais bela festa do futebol africano aumenta a ansiedade, à medida em que se aproxima o momento de ver quem se sagrará campeão africano, o poderoso Egipto ou o renovado Ghana.
Um golo de Gedo, marcado aos 85 minutos, deu ao Egipto o seu 7º título africano de selecções. Num jogo de fraca intensidade, Gedo acabou por fazer a diferença, ele que foi também o melhor marcador da prova com cinco golos, sendo que nunca foi titular.

O favoritismo do Egipto acabou por se confirmar, se bem que tenha encontrado muitas dificuldades para bater este Ghana muito guerreiro, que criou enormes dificuldades aos Faraós.

Estive presente no estádio no jogo Angola-Ghana que ditou o afastamento prematuro de Angola e na final Egipto-Ghana. O estádio 11 de Novembro de facto surpreendeu-me, está bem acabado, com uma arquitectura e escolha de materiais bem interessante, pena os acessos e os parques de estacionamento não estarem completamente finalizados. Foram duas belas festas, no caso da final a festa de encerramento foi bem interessante, com um bom espectáculo de luz e cor e um fabuloso fogo de artifício.

Sem comentários: