domingo, 26 de outubro de 2008

Makas com o arrumador...

Chegou definitivamente o verão, dia de sol fantástico, no sábado depois de almoço fomos beber um refresco há ilha, deu mesmo para fazer uma praínha e ganhar mais um pouco de cor. À noite jantarinho cá por casa vem um, vêm dois, vêm 10, a massonga com atum e natas sofreu o milagre da multiplicação mas deu para toda a gente, Cuca para aqui, Cuca para para ali e assim se passou mais um serão entre amigos.
Domingo alguém teve a infeliz ideia de ir para a ilha, ficámos até ao final da tarde. Calor abrasador, dia de festa em Luanda porque o Petro (Atlético Petróleos Luanda) treinado pelo Bernardino Pedroto ganhou o campeonato Angolano "girabola".
Trânsito e mais trânsito, muita Cuca naquelas cabeças, loucura descontrolada, já se estava a ver que ia dar em me****da. Depois de um dia de praia e de um almoço que acabou às 18h00, depois de pagar a dolorosa, era hora de voltar para casa, foi então que o "arrumas" de seu nome Miguel, totalmente descontrolado exigia 2000kz (+-20 euros) de compensação por ter guardado o carro, depois de um almoço no Coconuts estávamos totalmente depenados, tínhamos apenas uns trocos que o enfureceram ainda mais. Algumas garrafas de cerveja partidas em cima do carro, arrufos q.b., para ajudar o trânsito nem para a frente nem para trás, mas pronto o gajo lá se acalmou com a promessa de para a próxima levava mais do que 100kz, 2 horas e 7 ou 8 km depois lá conseguimos chegar a casa. Para a semana vou até Benguela e Lobito para mudar de ares, dar uns mergulhinhos na Restinga.

Isto sim foi um dia difícil. Ufa! Já passou.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

+ um dia difícil...




O dia não prometia, o céu cinzento ao início da manhã fazia esperar o pior de um passeio de barco, mas esta terra cheia de surpresas mais uma vez se revelou, com o desenrolar do dia o calor começou a apertar e cada vez mais apetecia um mergulho lá para os lados do Mussulo.
Veio depois mais uma experiência, ski aquático, confesso que o wakeboard me dá muito mais pica, deve ser pela experiência que tenho de snowboard e da técnica ter algumas parecenças, mas de qualquer maneira, adorei a sensação de voar baixinho tipo super homem, ir ao tapete faz parte da aprendizagem, para a próxima corre melhor.
Uma pausa para almoço no Barsulo resultou numa espera algo penosa, a sandes club que virou hambúrguer depois de 2 horas de espera não dava para recusar. Também houve tempo para vegetar ao sol e apanhar meio escaldão.
Depois de mais um dia difícil estou com o corpo dorido, estou cansado e meio assadinho do sol... Assim vai o Tre Angolando!

ps: sou o gajo que está na água, em pé e dentro dela, para evitar confusão.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Arquitectura de luz



Há um novo edifício na cidade. Este foi daqueles que ficou em esqueleto desde o tempo colonial agora pelas mãos da China Internacional Found foi transformado em centro de negócios e na sua sede, para além disso num verdadeiro espectáculo de luz e cor. A torre coberta de vidro, tem um aspecto dourado durante o dia, ganhando outra dimensão à noite com a iluminação dinâmica de leds ao longo de toda a sua estrutura, algo que pode ser visto de toda a cidade. Algo espalhafatoso bem ao jeito dos melhores espectáculos chineses mas se era para darem nas vistas, se queriam que fosse realmente marcante, lá isso é, conseguiram!

(ficam as fotos do antes e depois)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O meu bairro é melhor que o teu.

Por mais defeitos que encontremos no nosso bairro, achamos sempre que tem um encanto especial, que é melhor do que os outros.

Portanto, o meu bairro é melhor que o teu.

Ai é, é... isto porque descobri na semana passada que moro no mesmo bairro que o recém eleito Primeiro-Ministro António Paulo Kassoma, aliás, moro a apenas meia dúzia de casas.

No diz que disse lá da rua já tinham aparecido uns boatos, mas o Mercedes Classe R500 e os polícias à porta reforçaram o boato, depois para realmente confirmar, numa destas manhãs já que temos o mesmo horário de expediente, fiz todo o percurso até à Cidade Alta (palácios) atrás do carro dele e vi que era Sua Excelência o Primeiro-Ministro.

Já agora, querem saber qual é o meu bairro?
Bairro + palavra constituída por 4 letras, é uma cor, a cor do mar, do céu, do FCP carago.

"Intermitências da Morte"






Não querendo ferir susceptibilidades, senti a necessidade de colocar estas fotos.

Na estrada de Viana à saída de Luanda, depois do cemitério da Terra Nova, floresce uma industria porta sim porta sim de Agências Funerárias, algumas com fabrico próprio outras não, normalmente quem tem fabrico também vende mobílias, caixas para colunas e chapeleiras para os carros.

Clientes parece que não faltam, infelizmente!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Buraka Som Sistema




Estou ansioso por ver os BSS em Luanda. Estará para breve?
Tenho esperança que sim, fica aqui a ideia aos programadores culturais, dava uma belo evento de verão 08/09 que está agora a começar.

Fica aqui uma amostra bem potente BSS - Kalemba (Wegue Wegue) ao vivo, mais para o final uma promo da sua passagem por cá em 2007 com belas demonstrações de kuduro.

Revista A23#4


Acabadinha se sair para as ruas o número 4 da revista A.23, projecto da Associação 23 em parceria com o colectivo Cont[i]udo, pretende ser uma revista que acompanha a actividade das terras servidas pela A23. Com destaque para a entrevista a Jorge Palma, uma reportagem acerca das tabernas na região, um foto ensaio, uma conversa com Urbano Tavares Rodrigues e um dossier acerca de call centers. Sendo uma revista de distribuição gratuita não tenham receio em pegar numa e levar para casa para apreciarem todos os conteúdos com calma.

www.a23online.com
www.contiudo.com
www.youtube.com/user/a23tv

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Praia dos barcos para lá do Panguila...





Embondeiros num pedestal



Podiam ser perfeitamente obras de arte num qualquer museu, o embondeiro é sem duvida uma árvore com imensas características exclusivas e com uma aparência fantástica. Estes coitados foram cavados e ficaram num pedestal, achei que dava uma boa "chapa".

domingo, 5 de outubro de 2008

Ir mais além... ou não!








Quando queremos chegar a sítios inóspitos o que nos espera pode não ser o que mais desejamos.
Aparentemente não havia nada a recear de uma zona árida, de terreno sem água com uma paisagem lunar.

Surge então o inesperado. A pick up fica atolada no meio de uma pasta argilosa com uma consistência assustadora. Tentativas desesperadas para sacar de lá o machibombo, mas sem sucesso.

Chegou então ajuda especializada, mais uns pares de braços, algum capim debaixo das rodas... e nada, cada vez mais encostada ao chão. Passa então um artista num Land Cruiser V8 que se vira para os miúdos que estavam a ajudar, "Pede kumbu pró Pula, tira carro só com kumbu!"... nosso Senhor castiga, não é que o gajo ficou logo atolado 50 metros à frente... eheheheheh!
Os miudos e eu fizemos toda a força que conseguimos mas nada, não conseguimos.

Momentos mais tarde chega o corpo de intervenção constituído por 8 elementos, esses sim negociando o preço 2000kz (+-20 euros) antes de sujar as mãos.
Valeu o dinheiro gasto e tcharammmm, finalmente soltos, livres como passarinhos.

Ufa! Não foi fácil mas já está!